O Cinema como Ferramenta de Aula para o Ensino da Concorrência Mercadológica: Filme “Vem Dançar”.

*Sergio Clemente I 04 Maio 2018


Um dos grandes desafios dos professores de Publicidade é conseguir e manter a atenção dos estudantes em sala de aula. Isso na verdade acontece em todos os cursos, mas em PP temos a ansiedade dos jovens em chegar logo à prática, não dando, muitas vezes, a devida atenção às teorias a ela relacionadas, e que são a sua base estrutural.


Dessa forma, tenho buscado como prática didática, a utilização de obras cinematográficas para a explicação e exploração das teorias que devem ser trabalhadas em cada curso nos quais sou professor. A experiência foi iniciada no ano de 2010 quando apresentei a animação Lilo & Stitch - para explicar aos estudantes de graduação em Turismo e Hotelaria do SENAC, a teoria de Camargo (2004) sobre “Os Domínios da Hospitalidade”. De lá para cá foram desenvolvidas experiências com os filmes “Click” (2012) para discutir “Conflitos”; “Avatar” (2009) para discutir as teorias de “Dado, Informação e Conhecimento”; “Espelho, Espelho Meu” (2012) e “Branca de Neve e os Sete Anões” (1938) juntos, para a Análise do Discurso; e “Pinóchio” (1940) para discutir “Los Falsos Amigos” no estudo da Língua Espanhola.


No primeiro semestre de 2017 desenvolvi uma atividade com o filme “Vem Dançar”, para o ensino das teorias de Concorrência Mercadológica para estudantes de Publicidade e Marketing. Aqui apresento resumidamente a você, caro leitor. Para o estudo da Concorrência Mercadológica, elegi Philip Kotler, em sua obra “Administração de Marketing” (2000 - A Edição do Novo Milênio), publicada pela Editora Pearson, que fazia parte da bibliografia básica dos cursos no SENAC-SP.


Fonte: Adoro Cinema, 2017. ADORO CINEMA. Filme Vem Dancar. Disponível na internet em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-59573/> GOOGLE IMAGENS. Disponível na internet em: www.google.com.br Filtro: Vem Dançar.

Como explicar teoria em sala de aula da maneira tradicional pode ser enfadonho, solicitei aos estudantes a leitura prévia dos capítulos relacionados ao tema concorrência. Eles versam, sobretudo, sobre setores e participação de mercado (a partir dos conceitos de BEM - produtos ou serviços), de segmentação e das diversas formas pelas quais a concorrência se manifesta.


Realizada então a leitura prévia de Kotler, a atividade foi desenvolvida em sala de aula com uma “seção pipoca” do filme “Vem Dançar”. A proposta foi a de assistirmos o filme na íntegra, e a partir de uma leitura direcionada, os estudantes deveriam identificar cenas do filme que representassem todos os conceitos estudados nessa temática.


A escolha da obra se deu por ser uma espetacular e agradável comédia romântica que mostra desde a primeira cena, até a última, situações de concorrência, das mais variadas possível, no caso, no “Setor da Educação”.


Como resultado, os estudantes identificaram as cenas nas quais foi possível a explicação da teoria de maneira lúdica, trazendo ao debate a reflexão por parte discente, que tinham que justificar, perante o que foi lido, as escolhas que fizeram.

Convido a todos que se interessarem pela técnica que venho desenvolvendo com os estudantes para acessarem os links dos trabalhos que já foram apresentados em congressos como Intercom e ProPesq-PP.


A utilização do cinema como ferramenta de aula tem trazido resultados significativos, principalmente no sentido de captar e manter a atenção dos estudantes para a teoria que deve ser estudada. A partir daí, a aplicação desses conceitos fica significativamente facilitada, pela lembrança dos temas explorados de forma lúdica.


Continuo explorando novos filmes para que sejam utilizados como ferramenta para o ensino de outras teorias. Caso tenha sugestões de títulos e suas respectivas teorias, entre em contto comigo. Vamos desenvolver juntos!!!



__________________________________________________

* Sergio dos Santos Clemente Júnior é Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes - ECA - USP. Mestre em Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM) - SP. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UAM). Graduando em Letras Português e Espanhol (UNICSU-EAD). Atua como professor do Centro Universitário SENAC-SP. E-mail: sergio_clemente@ig.com.br

62 visualizações